Gols

Conheça os 10 maiores artilheiros da Seleção Brasileira

Conheça a lista com os 10 maiores artilheiros com a “amarelinha”. Neymar conseguiu passar de Romário, mas ainda está bem longe do maior jogador da história: Pelé

Reprodução

Neymar conseguiu mais uma marca na carreira. Ele ultrapassou nada menos que Romário, estrela do tetra em 1994, como quarto maior artilheiro da história do Brasil. Conheça a lista com os 10 maiores artilheiros com a “amarelinha” (em jogos oficiais e amistosos):
Tostão – 36 gols
Grande ídolo da história do Cruzeiro, o meia-atacante era outro dos geniais que fizeram parte do esquadrão que conquistou o Tri, em 1970. Após o fim da carreira de destaque, se formou como médico e também é colunista e escritor.
Leônidas da Silva – 39 gols
O “Diamante Negro” foi o craque brasileiro na Copa de 1938 e é imortalizado como o inventor da bicicleta e um dos principais atacantes da história no começo do século. Fez história pelo São Paulo e acumula passagens de destaque por Vasco, Flamengo, Botafogo e Peñarol, entre outros.
Bebeto – 39 gols
Campeão mundial na Copa do Mundo de 1994, Bebeto era reconhecido pelos gols de voleio. Começou a carreira jogando pelo Vitória, mas foi no Flamengo e no Vasco da Gama que fez sua grande marca no Brasil. Em times estrangeiros, foi um dos maiores ídolos do Deportivo La Coruña, por onde jogou durante quatro anos. Teve passagens por clubes mexicanos, japoneses e árabes. Atualmente é político.
Rivellino – 43 gols
Revelado pelo Corinthians, o craque fez parte da Seleção do Tri, em 1970, além de ter jogar mais dois Mundiais, em 1974 e 1978. Em clubes, brilhou pelo Timão e Fluminense.
Jairzinho – 44 gols
Considerado um dos grandes heróis da história da seleção, Jairzinho defendeu o país entre 1964 e 1982. Sua participação mais expressiva foi na Copa de 70, quando recebeu o apelido de Furacão da Copa e ajudou o Brasil a conquistar o tricampeonato, efetuando gols em todas as partidas que jogou. Sua carreira começou no Botafogo, com passagens pelo Cruzeiro e pelo Olympique Marseille.
Romário – 55 gols
Considerado o jogador com maior número de artilharias na história do futebol, conquistando o título de 27 das 83 competições que participou. Defendeu a Seleção entre 1987 e 2005, destacando-se principalmente em 1994, quando voltou à Seleção após briga com a comissão, classificou o Brasil e foi o cara no tetra. Começou a carreira no Vasco e rapidamente foi jogar para times estrangeiros, como Barcelona e Valência, retornando ao Brasil para jogar pelo Flamengo e Fluminense.
Neymar – 59 gols
O maior jogador brasileiro em atuação ocupa a quarta posição no ranking de artilheiros da Seleção e é o único em atividade entre os 10 primeiros, o que significa que o atacante de 26 anos pode quebrar mais recordes. Estrela mirim desde as categorias de base do Santos, Neymar teve uma longa passagem pelo Barcelona e agora integra o elenco do Paris Saint-Germain. Na Seleção, suas maiores atuações foram na Copa das Confederações de 2013 e a conquista do Ouro nos Jogos Olímpicos de 2016. Em 2018, está em sua segunda Copa.
Zico – 66 gols
O meia defendeu a Seleção Brasileira entre 1976 e 1998 e é considerado um dos maiores futebolistas do país. Foi um dos maiores ídolos do Flamengo, clube pelo qual jogou por mais de dez anos. Disputou três Copas do Mundo, embora o Brasil não tenha sido vitorioso em nenhuma delas. Depois de se aposentar dos campos em 1994, passou a atuar como treinador, assumindo a frente de times e até seleções, como a do Japão.
Ronaldo – 67 gols
Ronaldo jogou pela Seleção Brasileira entre 1994 e 2011, destacando-se principalmente nas edições de 1998 e 2002, das quais era o protagonista da Seleção. Por oito anos ele foi o maior goleador da história das Copas, com 15 gols, mas foi ultrapassado pelo alemão Miroslav Klose, no fatídico 7 a 1 de 2014. No Brasil, começou sua carreira no Cruzeiro e se tornou um ídolo no Corinthians. Na Europa, atuou em times como Barcelona, Real Madrid, Internazionale e Milan. Atualmente é empresário e comentarista.
Pelé – 95 gols
Amplamente reconhecido como o maior e melhor jogador de todos os tempos, Pelé começou sua carreira no Santos, onde jogou quase toda a sua carreira, ajudando a equipe a conquistar títulos a níveis internacionais. Além de tudo isso, ganhou a sua primeira Copa do Mundo com apenas 17 anos – é o mais jovem a marcar em uma final de Copa. É também o único futebolista a ter integrado o elenco de três equipes campeãs da Copa. É embaixador mundial do futebol e considerado um dos maiores heróis nacionais.
VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS