Comparativo

Cerveja ou refrigerante: qual prejudica mais a saúde

Mas será que essas bebidas – cerveja ou refrigerante – são indicadas para serem ingeridas? Será que elas são inofensivas ou não?

Reprodução

A cerveja ou refrigerante são duas bebidas muito populares e muito consumidas em todo o mundo. Mas será que essas bebidas são indicadas para serem ingeridas? Será que elas são inofensivas ou não? Acompanhe este artigo para você saber qual escolher entre a cerveja ou refrigerante e quais efeitos essas duas bebidas causam no organismo.

Cerveja
A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo ficando atrás apenas da água e do chá, além de ser a bebida alcoólica mais consumida também em todo o mundo.
Essa bebida é feita da fermentação de cereais maltados como a cevada, o trigo, entre outros. A composição da cerveja pode variar e algumas podem conter fermento, frutas, ervas e outros ingredientes.

Refrigerante
O refrigerante é uma bebida gasosa que não passa por fermentação e não é alcoólica. É uma bebida industrializada que é feita à base de água mineral e açúcar, além de conter grandes quantidades de aditivos químicos como os conservantes e os corantes.

Cerveja ou Refrigerante – Efeitos no Organismo
A cerveja e o refrigerante podem causar os seguintes efeitos no organismo:

Cerveja
A cerveja, ao contrário do refrigerante, contém alguns nutrientes. Algumas linhas de pesquisa afirmam que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ajudar a controlar os níveis de gordura no organismo ajudando até a prevenir doenças cardiovasculares. Porém, ainda são necessários mais estudos para confirmar ou não essa tese.

Mas todos sabem que o consumo exagerado de cerveja pode causar malefícios ao organismo e alguns deles são:

Danos ao fígado
Os danos que a cerveja pode causar no fígado começam com a inflamação. Outros danos mais sérios são: esteatose hepática (gordura no fígado), hepatite e até cirrose. Quando há abstinência de álcool logo no início dos danos hepáticos, o fígado pode se recuperar, caso contrário, consequências mais sérias podem ocorrer como a falência do órgão gerando a necessidade de um de transplante.

Danos ao cérebro
O álcool presente na cerveja pode atingir o sistema nervoso e causar alterações como alterações visuais, diminuição da capacidade de aprendizagem, prejuízos para a memória, acidente vascular cerebral (AVC), insônia, depressão, entre outros.

Câncer
Quem bebe altas quantidades de cerveja por um longo período tem alto risco de desenvolver câncer, principalmente câncer de fígado e colorretal.

Outras doenças
A ingestão de álcool em longo prazo também pode contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças como doenças reumáticas, pancreatite, diabetes, gastrite, osteoporose, entre outras.

Refrigerante
Elimina nutrientes
O refrigerante elimina nutrientes do organismo por causa da cafeína que estimula maior eliminação de urina. Com isso, nutrientes como cálcio, zinco e magnésio são eliminados.

Aumento da pressão arterial
O refrigerante pode causar aumento da pressão arterial por causa do seu alto conteúdo de sódio e cafeína.

Causa cáries
O refrigerante contribui para o aparecimento de cáries porque é rico em açúcar e prejudica a absorção de cálcio, nutriente importante para manter a saúde dentária.

Obesidade e Diabetes
Esses dois prejuízos que o refrigerante pode causar se dá por causa do alto teor de açúcar que essa bebida contém. Além disso, o refrigerante eleva rapidamente os níveis de glicose do sangue, por isso, leva ao aparecimento da fome rapidamente e isso contribui para o aumento de peso por causa da maior ingestão alimentar.

Não é nutritivo
O refrigerante é uma bebida que não oferece nenhum tipo de nutriente ao organismo. Ela oferece apenas calorias e açúcar em excesso podendo causar vários problemas de saúde.

Prejudica a absorção de nutrientes
O refrigerante é rico em fósforo, mineral que, em excesso, pode prejudicar a absorção de nutrientes como o cálcio. Isso contribui, em longo prazo, para o aparecimento de doenças e problemas decorrentes da falta de cálcio como a osteoporose e enfraquecimento dos dentes.

Câncer no sistema digestivo
O refrigerante pode causar câncer em partes do sistema digestivo como boca, esôfago ou intestino por ser uma bebida com o ph muito ácido, sendo que somente o estômago consegue suportar alimentos e bebidas muito ácidos.

Além disso, substâncias químicas adicionadas ao refrigerante também são potencialmente causadoras de câncer.

Cerveja ou refrigerante – Qual engorda mais?
Entre a cerveja ou refrigerante o que engorda mais é o refrigerante. Apesar de essas duas bebidas apresentarem valores calóricos semelhantes, o refrigerante apresenta teor de açúcar muito maior do que a cerveja. Isso favorece o ganho de peso já que o açúcar, quando consumido em excesso, parte dele é transformada em gordura e depositada no corpo.

Cerveja ou refrigerante – Qual escolher?
A melhor opção entre essas duas bebidas seria a cerveja em termos nutricionais, já que a cerveja apresenta alguns nutrientes e o refrigerante não é uma bebida nutritiva.

Porém, sabemos que o álcool é uma porta de entrada para muitas doenças no organismo, por isso, não recomendados o consumo de nenhuma dessas bebidas pelos malefícios que já apontamos.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS