Serviço

Consulta do INSS será por hora marcada ou online

Consulta ao INSS agora só é feita pela internet ou com hora marcada. Ideia é reduzir filas dos interessados em dar início ao processo de aposentadoria. Cadastro exige atenção dos segurados

Reprodução

A partir desta semana, aqueles que quiserem consultar no INSS o extrato previdenciário, o chamado CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), deverão fazê-lo apenas pela internet ou ainda realizar agendamento online para buscá-lo em uma unidade de atendimento por meio do site Meu INSS. Com isso, diz o instituto, pretende-se reduzir as filas dos interessados em dar início ao processo de aposentadoria nas agências.

Desenvolvido pela Dataprev, o sistema já conta com mais de 10 milhões de usuários cadastrados. Além do extrato, também é possível consultar outros serviços pelo site, incluindo carta de concessão, extrato do Imposto de Renda e histórico de crédito de benefício.

Como funciona – O comprovante do CNIS pode ser acessado via site www.meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo, estabelecidos como o principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS.

Para fazer o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data e local de nascimento, além de nome da mãe. Munido dessas informações, o segurado receberá um código de acesso provisório para, depois, fazer login com uma senha – também provisória.

Vale ressaltar que esse processo exige atenção, isso porque qualquer informação errada já será o suficiente para o sistema impedir que o usuário consiga a sua senha. É recomendável que se tenha em mãos, no momento do cadastro, a Carteira de Trabalho, uma vez que o sistema fará algumas perguntas para conferir a identidade do segurado: datas de recebimento de benefícios ou realização de contribuições e nomes das empresas onde trabalhou e valores recebidos, por exemplo.

Em caso de errar mais de uma pergunta, o segurado precisará aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135. Em último caso, ir à agência do INSS.

Segundo o instituto, para agendar atendimento na agência, o cadastro não é necessário. Mas aqueles que comparecerem à agência sem solicitar um dos serviços pela internet será orientado a fazer o agendamento e receberá a senha do Meu INSS para que possa acessar o serviço online.

Os bancos Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Bradesco, de acordo com o INSS, também disponibilizam a consulta ao extrato previdenciário aos seus clientes.

O atendimento pelo telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS