Dicas

Veja o que cai nas provas de concurso para níveis fundamental e médio

Saiba quais as matérias que caem em praticamente todos os concursos, assim você pode começar a se preparar o mais rápido possível

Reprodução

Passar num concurso público sempre foi o sonho de muita gente e, nos últimos anos, devido à crise econômica que se instalou no país, mais e mais pessoas têm visto no concurso público uma solução para driblar o desemprego e adquirir estabilidade financeira.

Diferente do que muita gente acredita, no entanto, simplesmente passar em qualquer concurso não é o suficiente para que você seja feliz para sempre!

É preciso escolher um concurso que se adéque ao seu perfil e no qual você possa realizar um trabalho que realmente o faça feliz.

Mas é claro que encontrar e passar no concurso dos sonhos, sobretudo naqueles que são mais concorridos e que apresentam os salários mais altos, não é assim tão simples.

E uma das soluções encontradas por muitas pessoas para conquistar o concurso dos sonhos, mas não precisar ficar anos apenas estudando e tendo que depender de familiares na hora de pagar as despesas é prestar um concurso mais fácil inicialmente e, depois, mesmo trabalhando, continuar a preparação para a vaga desejada.

E se você é uma dessas pessoas que está pensando em prestar um concurso público, mas ainda não tem certeza do que quer, ou quer prestar um concurso mais fácil primeiro e continuar se preparando para a vaga dos sonhos, saiba que neste artigo temos uma dica super especial para você.

O que cai em concurso público de Nível Fundamental?
As provas de Nível Fundamental costumam ser bem mais simples do que as provas dos outros níveis de Ensino, tanto em relação ao menor número de questões, quanto ao menor número de disciplinas cobradas.

Veja abaixo quais são as matérias mais comuns nos concursos de Nível Fundamental:

Língua Portuguesa
Interpretação textual – essa parte da disciplina cai em praticamente todas as provas e tem como principal objetivo avaliar a capacidade de leitura e compreensão do candidato. As questões podem tanto envolver a leitura e compreensão de textos escritos em si, quanto de outras modalidades, como tirinhas, gráficos etc.
Além disso, as provas de Nível Fundamental também costumam cobrar do candidato os conhecimentos de palavras e termos específicos.

Ortografia – essas provas também têm o costume de cobrar do candidato conhecimentos de ortografia, sobretudo relacionados à grafia correta das palavras escritas com “g” ou “j”, “s” ou “z” etc.
Além disso, algumas provas também costumam cobrar as regras de acentuação, de acordo com as novidades do Acordo Ortográfico.

Pontuação – a parte de pontuação também costuma ser cobrada, já que a pontuação incorreta da frase pode acarretar em erros de entendimento.

Verbos – normalmente são cobradas as formas irregulares de verbos e, mais raramente, também são cobradas noções de concordância verbal.

Plural das palavras – algumas provas também cobram dos candidatos o plural das palavras, visto que este é um tópico que ainda pode deixar muitos candidatos com dúvidas.

Matemática
Operações básicas – em provas de Nível Fundamental é bastante comum encontrarmos questões que envolvam as operações matemáticas básicas, muitas vezes, na forma das conhecidas situações-problema.

Raciocínio Lógico – é bastante comum caírem questões que envolvam a capacidade de Raciocínio Lógico do candidato também.

Operações com conjuntos – os conjuntos numéricos, bem como as operações com conjuntos também são encontradas em muitas provas de Nível Fundamental.

Regra de três – as questões que envolvem a resolução da regra de três também costumam aparecer bastante nessas provas.

Equações de primeiro grau – por último, com menos frequência, mas ainda assim bastante comum, estão as equações do primeiro grau.

Atualidades e Conhecimentos Gerais
Algumas provas de Nível Fundamental também costumam cobrar dos candidatos conhecimentos de atualidades, tanto do Brasil, especificamente, quanto do mundo todo.

Os concursos que exigem formação em Nível Fundamental, normalmente, são das Prefeituras e raramente de outros órgãos.

Além destas matérias citadas acima, as provas de Nível Fundamental também podem cobrar questões de disciplinas relacionadas ao cargo pretendido, ou mesmo de Administração Pública e Legislação, no caso das Prefeituras.

O que cai em concurso público de Nível Médio?
Os concursos que exigem Nível Médio dos candidatos são muito mais comuns do que os de Nível Fundamental e as funções a serem exercidas também são muito variadas.

Abaixo você pode conferir quais são as matérias e tópicos mais comuns nestas provas.

Língua Portuguesa
Interpretação textual – as questões de interpretação textual também são muito comuns para candidatos de Nível Médio, no entanto, costumam ser um pouco mais elaboradas e exigem a habilidade de compreensão mais apurada.

Ortografia – as questões de ortografia também costumam cair bastante, começam a aparecer as conhecidas “pegadinhas”, questões que têm como objetivo confundir os candidatos mais desatentos.
As mudanças ortográficas relativas ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa também são mais frequentes e procuram atrapalhar os candidatos que ainda não se atualizaram.

Morfologia – também é cobrado comumente o conhecimento de todas as classes de palavras, especialmente, o conhecimento e uso adequado dos verbos, de pronomes, conjunções e preposições.
Sintaxe da oração – também aparecem questões que envolvem os termos essenciais da oração e sua função em determinados contextos.

Matemática
Proporcionalidade – são bem frequentes as questões envolvendo noções de proporcionalidade, como regra de três, divisão proporcional etc.

Porcentagem – as questões de porcentagem também costumam aparecer bastante nas provas de Nível Médio, desde questões bem simples, até questões de nível mais complicado.

Frações – as questões que envolvem frações também são muito comuns, já que na hora da prova, devido ao nervosismo, elas podem confundir muitos candidatos.

Álgebra – as questões que envolvem equações de primeiro e segundo grau também são bastante comuns e aparecem praticamente em todas as provas.

Geometria básica – em muitas provas também costumam aparecer questões que envolvem geometria, sobretudo o cálculo de áreas e volumes e que também contém “pegadinhas” e têm sempre um fator para confundir o candidato.

Probabilidade – também é comum caírem questões que envolvam noções de probabilidade e que também costumam dificultar a vida de muitos candidatos.

Informática
Conceitos básicos de internet – estas são bastante comuns e julgam a capacidade do candidato de utilizar a internet, ainda que de forma básica.

Word – as questões que envolvem o editor de texto também são bastante comuns, e é comum aparecerem desde questões bem fáceis até questões de maior nível de dificuldade e que exigem um conhecimento aprofundado do candidato.

Excel – as questões sobre este programa costumam aparecer com muita frequência e, normalmente, são questões que exigem bastante conhecimento por parte do candidato.

Windows – também é comum aparecerem questões sobre o sistema operacional, neste tópico são bastante comuns as questões que envolvam as teclas de atalho, além de conceitos básicos do sistema.

Atualidades e Conhecimentos Gerais
Também são comuns questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais nas provas de Nível Médio. Elas têm a função de avaliar o quão inteirado no que está acontecendo no Brasil e no mundo o candidato está.

Essas provas também costumam cobrar questões relacionadas àquilo que o candidato terá como função ao passar no concurso.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS