Dicas

Aprenda a tirar manchas de roupas novas de várias formas

Só quem ainda nem terminou de pagar as parcelas das blusinha sabe a dor que é ver sua peça de roupa favorita ganhar uma nova e nada discreta mancha

Reprodução

Como nem todo mundo tem grana pra comprar aqueles produtinhos que prometem milagres, separamos alguns truques que acabam com vários tipos de manchas, usando os ingredientes mais simples possíveis, que provavelmente você já tem aí na sua casa ou encontra no mercadinho da esquina. Olha só!

1 – Mancha de Óleo: Detergente líquido incolor e Amido de Milho
Para remover a mancha de óleo do tecido o ideal é usar um produtinho que toda casa tem, o detergente de lavar louça. Molhe a peça com água quente e aplique detergente líquido em toda região da mancha, que ainda deve estar fresca, e deixe agir por cerca de 5 minutos. Certifique-se de usar o produto incolor, caso contrário, o corante do detergente pode manchar ainda mais sua peça.

Como o detergente tem o poder de quebrar as moléculas de gordura, após esse tempo de ação, basta você lavar a pela normalmente que a mancha saíra. Caso ela persista, repita a operação, desta vez com mais detergente e dando uma leve esfregadinha no local.

Caso a mancha seja antiga, antes de aplicar a técnica mencionada acima, polvilhe amido de milho ou talco sobre a mancha e deixe agir por algumas horas. Conforme já explicamos nessa Rapidinha, o pó vai absorver a gordura da roupa e então, você aplica o detergente para finalizar.

2 – Manchas de Café: Água fria e Bicarbonato de Sódio
Se a mancha acabou de acontecer, lave bem região com a peça virada do avesso sob a água da torneira. Esse processo empurrara a borra do café para fora do tecido, ajudando na remoção da mancha.

É importante que sempre se use água fria pois a quente pode fazer com que o pigmento do café manche ainda mais o tecido.

Caso a mancha não esteja mais fresca, há outras duas opções: esfregar gelo no local até que a mancha suma ou misturar uma colher de bicarbonato de sódio com um pouquinho de água até formar uma pasta, e esfregar essa mistura sobre a mancha. Depois é só lavar normalmente.

3 – Manchas de Desodorante: Suco de Limão e Bicarbonato de Sódio
Despeje suco de limão sobre a mancha, deixando a região bem molhada com o líquido. Deixe agir por cerca de 20 minutos e lave normalmente.

O ácido do limão será capaz de eliminar a mancha, não só a do desodorante, como muitas outras, em especial aquelas ocasionadas por algo gorduroso. Você também pode potencializar esse efeito adicionando um pouco de bicarbonato de sódio ao suco do limão.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS