Dicas

Aprenda a declarar o Imposto de Renda em casa

O Aqui-MA ensina como declarar imposto de renda sem precisar de um contador. Siga os passos abaixo mas não tenha preguiça de ler e consultar as informações oficiais no site da Receita Federal

O Imposto de Renda é um pagamento que você faz ao governo de parte do dinheiro que você ganhou durante o ano

A declaração do imposto de renda é uma obrigação anual de todos os brasileiros que tem um CPF e alguma renda. Mesmo que você não se enquadre nos limites de obrigatoriedade de fazer um tipo ou outro de declaração, terá que fazer a declaração de isento.
Para que não entende bem o que é, o imposto de renda é um pagamento que você faz ao governo de parte do dinheiro que você ganhou durante o ano. Pode chegar até a 27,5% da sua renda, caso ela seja mais elevada. É bem mais do que o Brasil colônia pagava a Portugal, mas continuamos pagando!
Mas se você quer fazer você mesmo a sua declaração do imposto, siga os passos abaixo mas não tenha preguiça de ler e consultar as informações oficiais no site da Receita Federal.
– Durante todo ao ano, guarde documentos que comprovem: despesas médicas, despesas com educação, impostos pagos mensalmente como carnê leão ou outros que você tenha.
– Anote também todas as suas fontes de renda como empregos, ganhos em ações, vendas de imóveis, veículos, gado, etc…
– Tenha também anotado as despesas em imóveis, veículos e outros bens de maior valor que estejam em seu nome.
– Caso não tenha recebido ainda, solicite o informe de rendimentos nas empresas que trabalhou durante o ano anterior.
– Solicite nos bancos em que tem conta o extrato do imposto de renda. Geralmente este extrato pode ser retirado na internet mesmo, pelo site do seu banco.
– Se você é beneficiário do INSS, tire também o extrato para imposto de renda no site da Previdência Social.
– Se você tem dependentes, tenha também os dados e documentos de rendimentos e despesas dedutíveis dos mesmos.
Certo. Tenho todos estes documentos. O que faço agora?
O próximo passo é baixar o programa de declaração do imposto de renda no site da receita federal. Ele geralmente é disponibilizado no início do ano e a cada ano há uma versão diferentes, com melhorias e atualizações. Baixe também o programa para transmitir a declaração.
O programa da receita tem tornado cada vez mais simples fazer a própria declaração e basta seguir atentamente os passo preenchendo todos os campos que forem pertinentes. O help do programa e do site da receita federal é bem completo e quase sempre você poderá dispensar um contador de realizar a declaração para você. Considerando que contadores cobram de R$ 50 a R$ 1500 para fazer uma declaração, isto pode ser uma boa economia!
Por outro lado a responsabilidade de fazer a própria declaração é grande e você não deve transmiti-la enquanto não tiver certeza de que esta correta e completa. Converse com amigos, contadores e pessoas que já tem experiência para saber a melhor maneira de fazer sua declaração. Com o tempo você verá que é até bem simples.
E lembre-se: omitir ou manipular os dados fornecidos é crime e poderá resultar em graves sanções, sendo um boa multa a menor delas! A Receita Federal é exímia em descobrir falhas nas declarações, afinal, se tem algo em que o governo investe pesado é em maneiras de arrecadar mais dinheiro!
MOSTRAR MAIS