Cura caseira

Conheça 10 dicas para acabar com soluços

Os especialistas dizem que, geralmente, os soluços são uma reação a distúrbios digestivos comuns. E são, geralmente, mais um incômodo do que qualquer outra coisa

Acredita-se que as curas caseiras para os soluços funcionem com base em dois princípios

A pessoa tem soluço quando o nervo vago ou uma de suas ramificações, que vai do cérebro para o abdômen, fica irritado(a). Os especialistas dizem que, geralmente, os soluços são uma reação a distúrbios digestivos comuns. E são, geralmente, mais um incômodo do que qualquer outra coisa.

Acredita-se que as curas caseiras utilizadas para fazer com que os soluços parem funcionem com base em dois princípios. Uma maneira de conter os soluços é encher o nervo vago com uma outra sensação. O nervo vago envia sinais ao cérebro dizendo que surgiram questões mais importantes, de forma que é chegada a hora de acabar com os soluços.

Outros métodos interferem na respiração, aumentando a quantidade de dióxido de carbono no sangue. Isso, provavelmente, faz com que o corpo fique mais preocupado em se livrar do dióxido de carbono do que criar soluços. Confira cinco técnicas apontadas por especialistas para interromper soluços:

1. Beba água
Engolir água interrompe o ciclo de soluços, o que pode aquietar os nervos. Fazer gargarejos com água também pode ter o mesmo efeito.

2. Dedo nos ouvidos
Alguns médicos recomendam que se coloquem os dedos nos ouvidos para fazer com que parem os soluços. As ramificações do nervo vago também se estendem até o sistema auditivo e, ao estimular as extremidades do nervo lá, o nervo vago entra em ação. Entretanto, cuidado para não colocar seus dedos muito a fundo em seus ouvidos.

3. Estique a língua
Puxe sua língua para a frente. Esticar a língua e puxá-la com força pode fazer com que parem os soluços.

4. Prenda sua respiração
Segure seu nariz e feche sua boca – do modo como você faria quando estivesse pronto para pular em uma piscina – durante tanto tempo quanto puder ou até que sinta que os soluços se foram.

5. Respire em um saco de papel
Acredita-se que a antiga técnica de emergência de respirar em um saco de papel funcione com base no mesmo princípio do método de prender a respiração. Ambos aumentam a quantidade de dióxido de carbono na corrente sanguínea e o corpo fica preocupado em se livrar desse e esquece dos soluços.

6. Tome um antiácido
Este método pode ser muito mais eficaz se você escolher um que contenha magnésio, visto que o mineral tende a diminuir a irritação e aquietar os nervos. Um ou dois comprimidos devem dar cabo dos soluços.

7. Cócegas
Fazer cócegas no palato mole do céu da boca com um cotonete pode resolver o problema. Ou, se você for do tipo que gosta de sentir cócegas, faça com que alguém encontre seus pontos sensíveis a cócegas.

8. Coma mais devagar
Se você come rapidamente, provavelmente não está mastigando completamente a comida, o que parece causar soluços. E alimentação ingerida de forma acelerada faz com que o ar fique preso entre pedaços de alimentos, o que pode desencadear a ação do nervo vago. Mastigue deliberadamente e beba goles menores para manter sua ingestão de ar em um nível mínimo.

9. Evite alimentos condimentados
Alguns condimentos podem irritar o revestimento do esôfago e do estômago. Ao mesmo tempo, eles também podem fazer com que o ácido do estômago vaze para dentro do esôfago. O ácido extra pode causar soluços.

10. Beba com moderação
Tal como os condimentos, bebidas alcoólicas podem causar uma irritação simultânea do esôfago e do estômago. E, com o passar do tempo, beber excessivamente pode danificar o revestimento dos tubos de alimentação. O sistema digestivo não apenas fica irritado com o álcool, mas grandes goles deste fazem com que o esôfago se expanda rapidamente, resultando em soluços.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS