VANDALISMO

Placa de monumento é roubada no Centro de São Luís

Recentemente os jardins da praça foram revitalizados com o objetivo de requalificar e restaurar a Praça Benedito Leite

Reprodução

Indignação. Esse foi o sentimento de várias pessoas que passaram pela praça Benedito Leite e perceberam a ausência da placa de bronze que ficava aos pés da estátua da personalidade que dá nome à praça. A placa data de 1938, quando foi colocada. Agora, retirada pela ação de vândalos, deixa o monumento incompleto. Imponente e de braços cruzados, a estátua de Benedito Leite parece indagar: e agora? “É realmente uma pena. Uma das poucas praças de São Luís que está arrumada e elas ainda são vandalizadas. Isso é um patrimônio histórico. O valor histórico dela é muito maior do que o valor material”, aponta o advogado Marcone Simplício de Araújo.

A falta da placa foi sentida na madrugada do dia 7. Segundo o Capitão Edmilson da CPTUR (Companhia de Policiamento Turístico), assim que a Companhia tomou ciência do ocorrido foram iniciadas as diligências. “Apontaram um indivíduo com alcunha de Índio, já estamos em sua procura. Fomos em três sucatas, mas não foi localizada a placa. O subprefeito já registrou BO (Boletim de Ocorrência) na Polícia Civil e esta já iniciou o trabalho com intuito de desvendar a alteração”, informou o Capitão.

As informações foram confirmadas pelo subprefeito Fábio Farias, responsável pela região do Centro Histórico de São Luís. “Roubar monumentos públicos e arte sacra, sempre foi uma característica no Maranhão. Agora, foi a vez da placa da estátua de Benedicto Leite. Pode ser que a polícia encontre ainda esse belo monumento. Resta -nos aguardar o trabalho dos policiais”.

Recentemente os jardins da praça foram revitalizados com o objetivo de requalificar e restaurar a Praça Benedito Leite para torná-la mais aprazível e florida. Entre as plantas que compõe o paisagismo da área estão palmeiras imperiais, agávias, ipês, alfinetes, alamandas, entre outras flores ornamentais.

Ao lado da Catedral Metropolitana, Igreja da Sé, e do Palácio do Comércio, este logradouro é passagem obrigatória de quem vem do centro comercial para a Av. Dom Pedro II, onde fica o Palácio dos Leões.

A Praça Benedito Leite abriga a Central de Informações Turísticas de São Luís e é ponto de partida de diversos eventos do calendário cultural e turístico da cidade.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS