Mudança de chefe

Barcelona anuncia Ernesto Valverde como novo treinador

Clube catalão oficializa contratação de ex-técnico do Athletic Bilbao para a vaga deixada por Luis Enrique

Valverde

Após três anos com Luis Enrique, o Barcelona tem um novo treinador: Ernesto Valverde. O clube catalão acertou com o espanhol e fez o anúncio oficial. A apresentação será na próxima quinta-feira. Valverde tem 53 anos, comandou o Athletic Bilbao nas últimas quatro temporadas e fez um bom trabalho, sempre classificando o time para competições europeias.

Ele se encaixa na filosofia do Barça, pois se caracteriza por priorizar o toque de bola e foi jogador do clube no passado – entre 1988 e 1990 -, o que era um pré-requisito para a diretoria na busca por um novo comandante.

Negociação com o técnico espanhol
O nome de Valverde já vinha sendo comentado na imprensa há algum tempo, e as conversas avançaram bastante nas últimas semanas, tanto que sua saída do Athletic já havia sido acertada antes mesmo da atual temporada terminar. Venceu a concorrência de Juan Carlos Unzué, auxiliar de Luis Enrique, que teve problemas com o grupo e acabou assinando com o Celta de Vigo. A expectativa interna é de que ele recoloque o Barça no topo do futebol, após duas eliminações seguidas nas quartas de final da Liga dos Campeões (para Atlético de Madrid e Juventus) e a perda do último Campeonato Espanhol para o rival Real Madrid.

Curriculo de Ernesto Valverde
Além do Barcelona, Ernesto Valverde atuou por Alavés, Sestao, Espanyol, Mallorca e Athletic Bilbao na época de jogador, entre 1983 e 1997. Mas o destaque maior veio como treinador. Começou no próprio Athletic em 2003, depois passou por Espanyol, Olympiacos, Villarreal e Valencia, antes de retornar ao time do País Basco.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS