DICAS

Aprenda como acabar com a caspa

Descubra quais são os tratamentos atuais utilizados para combater esse problema

Por: alexsson
Foto: Reprodução

 

Caspa é o nome popular da dermatite seborreica, problema que, sem dúvidas, incomoda grande parte da população adulta (geralmente entre 20 e 50 anos de idade), mas que, ainda assim, ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas.
A caspa é um problema exclusivo do sexo masculino ou também pode incomodar as mulheres? É contagiosa? Como tratá-la? Abaixo você confere a resposta para estas e outras questões importantes sobre o assunto. Vale a pena se informar!

O que é caspa?
A caspa pode ser definida como um processo de descamação da pele do couro cabeludo. Ligia Kogos, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia, explica que a caspa é resultado do excesso do trabalho das glândulas sebáceas no couro cabeludo. “É um problema muito comum especialmente no inverno, pois nada mais é do que uma proteção do nosso organismo para ‘aguentar o frio’… As glândulas produzem uma secreção que, por sua vez, queima a pele, descamando-a e formando aquela casquinha de pele morta”, diz a especialista.
Ligia acrescenta ainda que a descamação muitas vezes vem acompanhada de vermelhidão e coceira (mais ou menos intensas, dependendo do caso), o que costuma causar grande incômodo às pessoas que sofrem com o problema.
Dessa forma, vale ressaltar que a dermatite seborreica é uma descamação excessiva do couro cabeludo causada por predisposição genética, mas que, para se manifestar, depende da existência de outros fatores, tais como: clima, estresse, desequilíbrio hormonal ou alimentação rica em carboidratos e/ou gorduras.
A caspa acomete tanto as mulheres como os homens?
A resposta é sim. Porém, vale ressaltar, que o problema é mais recorrente nos homens.
Ligia Kogos explica que os homens são mais propensos à caspa por possuírem maior número de glândulas sebáceas – responsáveis pela oleosidade – e maior produção de hormônios, como a testosterona, que afetam diretamente no aumento de sebo no couro cabeludo.

Porém, as mulheres também não estão livres do problema. “Em casos de estresse, por exemplo, o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico do córtex adrenal) é produzido em excesso, aumentando a atividade das glândulas sebáceas, que ficam super estimuladas, podendo resultar na caspa”, explica.
Ligia Kogos destaca ainda que mulheres que têm um pouco de hormônio masculino a mais estão mais propensas a ter caspa. “É mais comum o problema ocorrer também em moças que já possuem a pele mais oleosa e já sofrem, por exemplo, com a acne”, diz.
A dermatologista acrescenta que a mulher que sofre com a síndrome dos ovários policísticos também está mais sujeita a ter caspa. “Mas, de forma geral, nos homens, os casos de caspa geralmente são mais exuberantes, mais intensos, costumam incomodar mais”, revela a dermatologista.


Tratamentos para a caspa

1 – Xampu anticaspa
O uso de xampus para combater o excesso de trabalho das glândulas sebáceas é, de acordo com Ligia, a primeira medida a ser tomada. “Geralmente são produtos à base de enxofre, ácido salicílico, zinco, sulfacetamida sódica – que tentam regular a atividade das glândulas e remover esse excesso de células”, diz.

2 – Loções
De acordo com a dermatologista, pode ser necessário o uso de loções à base de corticoides (às vezes com outros ingredientes, como peritionato de zinco etc.), que possuem efeito anti-inflamatório, quando só o xampu não apresenta resultados.

3 – Banho de sol
O sol também é um aliado no combate à caspa. Ligia Kogos explica que o banho de sol (com proteção adequada no restante da pele) é recomendado, pois tem importante ação anti-inflamatória e ajuda a diminuir as atividades das glândulas sebáceas.

4 – Antifúngicos
Ligia destaca que, às vezes, são recomendados antifúngicos no tratamento da caspa, como, por exemplo, Ketoconazol. “Isso porque as condições no couro cabeludo que fazem surgir a caspa são propícias para o acúmulo de fungos – ou seja, eles acham ali condições para se proliferarem”, diz.
5 – Fotobiomodulação
Esta é uma outra alternativa de tratamento e, de acordo com Ligia Kogos, consiste na aplicação de laser com ação anti-inflamatória, à base de Iodo, que vai ajudar a regular as atividades das glândulas sebáceas, melhorando o quadro de caspas.


6 – Tratamento interno
Ligia Kogos explica que, em casos mais “graves”, pode ser necessário o uso de injeções de corticoides.

7 – Isotretinoína
Ligia explica que, em casos de caspa crônica, pode ser necessário o uso de Isotretinoína (Roacutuan) via oral, que regula de maneira definitiva a glândula sebácea.
Vale ressaltar que a melhor maneira de tratar a dermatite seborreica só poderá ser indicada por um dermatologista, levando em conta as particularidades de cada caso.
Como prevenir a caspa?

– Seguir uma boa alimentação, sobretudo, evitando o excesso de alimentos gordurosos, frituras, açúcares e carboidratos refinados.

– Evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica.

– Praticar exercício físico também pode ajudar a combater a caspa.

– Evitar o sedentarismo e, também, não trocar a noite pelo dia.

Radialista é assassinado em Timbiras

O suspeito está sendo procurado pela polícia de Timbiras, onde aconteceu o assassinato

Saiba como manter as contas em dia

Pagamento de contas diversas é o que mais pesa no bolso do consumidor, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC. Na lista, educação, saúde e compras de aparelhos de celular e smartphone

Quem tem medo de amigo-secreto?

O medo da brincadeira faz pessoas pensarem duas vezes antes de participar

Fátima Bernardes paga 'mico' ao vivo durante programa

Apresentadora Fátima Bernardes desafina ao cantar Rita Lee no ‘Encontro’, mas recebe elogios mesmo assim. O mico aconteceu ao vivo

Sampaio Corrêa conhece todos os adversários da Série B

Sampaio conhece todos os adversários na Série B de 2018. Edição da Série B de 2018 contará com sete times da Região Sul, cinco do Sudeste, quatro do Nordeste, Três do centro-oeste e um do Norte

Não perca! Concurso abre mais de 3 mil vagas

Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e a Secretaria da Educação (SEE) abrem Concurso Público com mais de 3 mil vagas

Modelo considera tirar um de seus olhos após tatuagem

Apenas algumas horas após seu ex-namorado injetar a tinta roxa em seu olho esquerdo, o líquido começou a escorrer pelo seu rosto e deixou a região do olho inchada

"Prefeita Ostentação" é condenada a 14 anos de prisão

Ex-prefeita Lidiane Leite é condenada a 14 anos de prisão em regime fechado. Ela tem envolvimento em participação em esquema fraudulento em licitações referente a serviço funerário

Homem é preso com crack e munições

Durante revista foram encontrados aproximadamente 165 gramas de substância semelhante a crack, três cabeças de crack, 11 munições intactas calibre 380, quatro munições intactas calibre 32

Suspeitos de assalto são detidos no Araçagi

Polícia prende duas pessoas suspeitas de envolvimento em roubos no bairro do Araçagi, em Paço do Lumiar. Um deles estava preso no Complexo de Pedrinhas

Veja os benefícios do caldo de cana

Você conhece todos os benefícios do caldo de cana para a saúde? Ele, que também é chamado de garapa, é bom pra que? Saiba tudo isso e muito mais a partir de hoje!

Aos 47 anos, atriz enlouquece internautas

A imagem feita para um ensaio que saiu em 2013 ressaltava a beleza e a boa forma da artista da TV Globo que costuma atrair olhares por onde passa

Shailison reforça ataque do Moto Club em 2018

Além do Peixe Pedra, Shailison teve passagens por MAC, Cordino, Imperatriz. O atacante está em Pinheiro junto com todo o grupo do Papão

Sampaio Corrêa apresenta novos jogadores para 2018

Sampaio Corrêa apresenta elenco que vai disputar a temporada 2018. O Tricolor vai disputar Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série B do Campeonato Brasileiro

170 vagas e salários de R$ 4,4 mil no Detran

Com salários de até R$ 4.400, Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está com concurso aberto. As inscrições vão até dia 18 de janeiro de 2018

VEJA MAIS